O curso

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APRESENTAÇÃO

O curso de Design do EGR/CCE/UFSC foi pensado em uma estrutura organizacional livre entre as formações, na qual as disciplinas de Projeto devem ser as norteadoras da formação dos acadêmicos. As disciplinas de projeto não terão `vida` isolada e apenas serão cursadas em conjunto com mais três disciplinas em requisito paralelo. Essas disciplinas de requisito paralelo darão sustentação ao projeto e seus três docentes serão os responsáveis pelo funcionamento, gerenciamento e atribuição de avaliação do projeto realizado pelo aluno, que deve conter informação de todas elas para um completo entendimento do curso. Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar as disciplinas introdutórias, as obrigatórias gerais, os projetos (com seus requisitos paralelos), a carga horária de disciplinas eletivas do curso, realizar o estágio obrigatório e elaborar seu PCC – Projeto de Conclusão de Curso. O aluno deve sempre solicitar ao seu tutor qual a melhor organização para a realização das mesmas.

OBJETIVOS


Geral

Fornecer meios para a formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos com características culturais, históricas, técnicas e mercadológicas específicas, além do domínio de técnicas, métodos e ferramentas específicas de projeto, buscando com isso, intervir na sociedade com critérios de inovação, responsabilidade sócio-ambiental e empreendedorismo.

Específicos

  •  Oferecer conjunto de conhecimentos teóricos e práticos necessários e suficientes para a capacitação dos alunos em design, atendendo aos níveis adequados de desenvolvimento das habilidades e competências compatíveis com os requeridos para sua inserção no mercado profissional;
  • Disponibilizar aos alunos infra-estrutura física (salas de aula, laboratórios, oficinas, equipamentos de informática, etc) adequada para sua formação;
  • Estruturar arcabouço teórico para o curso a partir da bibliografia disponível, do aprendizado pela prática do design e da articulação entre os componentes do corpo docente do curso;
  • Criar ambiente de articulação técnica e institucional com outras instituições de ensino de design na região, no país e no exterior;
  • Dotar o curso de estruturas de apoio para a realização de atividades complementares de ensino e de pesquisa e extensão na correta dimensão para abranger as diversas necessidades de entorno relativas à formação profissional.