Curricularização da extensão

Curricularização da extensão Design

No curso de Design UFSC, as ações de extensão estão previstas para acontecerem nos três eixos: projetos, eventos e cursos, os quais podem estar vinculados aos programas de Extensão aqui propostos. A carga horária a elas destinadas é de 360 h/a, ou seja, 300 horas, as quais compreendem aproximadamente 10.4% da carga horária total do curso, cumprindo assim o que foi determinado na Resolução Normativa N. 1/2020/CGRAD/CEx.

Acesse aqui o documento que apresenta a Política de Extensão do Curso de Design

Os programas de extensão propostos para o curso de Design são: Programa 1 – na área temática Saúde e Social e Programa 2 – na área temática Tecnologia e Mercado. Ambos os Programas de Extensão serão devidamente registrados no SIGPEX compondo as suas equipes os professores do curso de Design com expertise para as respectivas áreas (‘Saúde e Social’ e ‘Tecnologia e Mercado’). Cada Programa de Extensão reunirá ações de Extensão das respectivas temáticas, os quais virão a abranger as três unidades curriculares previstas para o curso: Projetos; Eventos e Cursos. Entretanto, a participação de estudantes do curso de Design em ações de extensão vinculadas a outros Programas (coordenados por servidores docentes ou técnico a do Departamento de Expressão Gráfica ou de outros departamentos) poderão ser validadas desde que analisadas e aprovadas pela coordenação de extensão do curso. A Tabela 01 apresenta a forma de apresentação das ações curriculares. As informações são: Código (criado para efeitos de registro no histórico do estudante); unidade curricular (nome dado para distinção da 3 categorias de ação de extensão previstas: projetos, eventos e cursos).

VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURRICULAR E REGISTRO NO HISTÓRICO DO ESTUDANTE:

Em acordo com o que preconiza a Resolução Normativa nº 01/2020/CGRAD/CEx, em seus artigos 10 e 11, cabe ao coordenador de extensão do curso – o qual deve ser indicado pelo colegiado do curso – a função de avaliar as atividades de extensão curricular, quando acontecer no formato de unidade curricular, o que é o caso do Curso de Design.

A validação das atividades serão automatizadas através do SIGPEX, de acordo com o fluxo a seguir:

Diagrama esquemático da distribuição da carga horária do curso nas atividades de extensão curricular