Marca e Identidade Visual

MARCA
De um modo geral, as marcas estão presentes no dia a dia das pessoas. Não é mais possível idealizar um mundo em que elas não estejam presentes. Por isso, as marcas – hoje – precisam ser capazes de refletir sonhos, valores, conceitos e ideais. “Elas transferem, da esfera material para a perceptual, de associações e imagens e este trabalho é desenvolvido a partir do trabalho de Branding. É importante destacar que cabe as estratégias de branding a criação, o gerenciamento e o desenvolvimento ações que entreguem uma promessa forte aos consumidores.” (GOMEZ et al, 2015: p. 3)

Se inicialmente as marcas poderiam ter a função de diferenciar e estabelecer relação de propriedade e responsabilidade, agora ela é de fato, “o ponto de referência de todas as impressões positivas e negativas formadas pelo comprador ao longo do tempo, quando encontra com os produtos da marca, sua rede de distribuição, seu pessoal, sua comunicação.” (KAPFERER, 2003: p. 20) Com essas afirmações, percebe-se o poder que as marcas exercem nas escolhas diárias das pessoas. Atentos a sua real importância, apresentamos a marca Design UFSC.

O DESIGN UFSC
O curso de Design UFSC, criado no ano de 1999, foi pensado incialmente para suprir a necessidade por profissionais que pudessem agregar valor à informação a ser disponibilizada, tanto no contexto físico quanto digital. Hoje, passados mais de 20 anos, ele apresenta uma formação completa, focada nas nas atuais necessidades advindas do avanço da tecnologia, o que vêm demandando profissionais atentos e atualizados.

Além disso, outro importante diferencial diz respeito à qualidade estética dos resultados alcançados bem como às circunstâncias para sua obtenção. O domínio da geração das formas e das tecnologias para sua produção (e reprodução), dota os resultados finais dos trabalhos desenvolvidos pelo profissional de Design de adequada qualidade estética. Entretanto, o objetivo maior de seu trabalho não é a “busca do belo”, mas a consideração e construção desse belo associada à eficácia da comunicação, de seu uso e à viabilização financeira e técnica de soluções. Dessa forma, esse profissional privilegia o planejamento e as atividades de projeto, na busca de soluções mais econômicas e adequadas de produção e reprodução (onde normalmente se localizam os maiores custos), priorizando as relações custo/benefício envolvidas. Além disso, o projeto orientado ao usuário é uma busca constante, potencializando a eficiência e eficácia dos seus produtos, em soma um equilíbrio entre as demandas.

Ressalta-se, ainda, o potencial empreendedor e inovador, de maneira criativa e estratégica, nas mais diferentes áreas de atuação do Design. É interessante, também, instigar os estudantes a desenvolver soluções para diferentes situações-problema, assim como para o desenvolvimento de estratégias de implantação das soluções encontradas, transformando as mesmas em inovação.

DNA DESIGN UFSC
O DNA de uma marca é a expressão da sua essência, sua natureza. Ele, uma vez identificado, definido, deve ser preservado. Uche Nworah, da London Metropolitan Business School, afirma que, tal qual acontece com os seres humanos, o DNA da marca irá carregar todas as características da marca, refletindo cada posição, conceito, reação, ou mesmo a imagem que ele tenha perante a sociedade. Diante disso, apresenta-se o DNA do Design UFSC. É constituído por 5 conceitos.

Os 5 Ds do Design UFSC.

  • O Design UFSC é DILIGENTE porque faz um bom design. Age rápido, porém nunca deixando de estar atento aos detalhes. É esforçado, solícito e dedicado em tudo o que faz.
  • O Design UFSC é DIVERTIDO porque é divertido criar, fazer algo novo, inovar. A diversão está na essência da criatividade, na essência do Design. Porque design é Legal
  • O Design UFSC é DIVERSO porque a formação do Design UFSC é plena, abrange diferentes áreas de atuação do Design. E além disso, todas as tribos estão aqui no Design UFSC.
  • O Design UFSC é DISPONÍVEL porque está sempre pronto pra ajudar, cooperar, cocriar, fazer o bom design. É acessível e aberto às novas ideias.
  • O Design UFSC é DINÂMICO porque está sempre em movimento, é proativos e empreendedor. Está sempre atento ao que acontece no mundo e vê as mudanças como oportunidades.

A IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual é composta por um logotipo e um símbolo. O logotipo apresenta “DESIGN UFSC” em letras maiúsculas, escrita na fonte DIN Condensed, criada por Tagir Safayev e Manvel Shmavonyan. Esta fonte é em serifa e apresenta um estilo geométrico, porém sem variação de peso. Por essas características, a DIN Condensed confere boa legibilidade ao logotipo.

Já o símbolo é composto por um triângulo isósceles e uma letra D estilizada. O triângulo, cuja forma pode ser associada a modernidade, vitalidade, energia foi rotacionado em 90 graus para representar o D de Design. Sua forma final pode denotar um ponto de partida, um início, dá a ideia de movimento. Algo que está prestes a acontecer. A letra U de UFSC é representada por uma estilização da própria letra em um traço forte, que representa a força da UFSC, uma instituição de 60 anos, pioneira em todas as áreas de conhecimento. Com uma curvatura suave na parte inferior, e hastes que terminam em traços diagonais, promovendo um movimento ascendente. Ao se ‘amoldar’ à forma no triângulo, criam um dinamismo positivo, o que vem de encontro aos conceito do DNA da marca. Assim a identidade visual do Design UFSC reforça o seu DNA.

COMO USAR

A identidade visual pode ser usada por professores e alunos do curso em relatórios, slides, pranchas de apresentação e outros documentos ou peças gráficas que façam referência ao Design UFSC.

Arquivo PNG com a assinatura na horizontal | Uso preferencial

Arquivo com a assinatura na vertical | Usar quando for mais adequada ao espaço

Para ter acesso ao arquivo em outros formatos entre em contato com a coordenação do curso.

As famílias tipográficas auxiliares são a Alegreya Sans e Alegreya, fontes gratuitas disponíveis no Google Fonts. Faça o download nos seguintes links.

Família Alegreya Sans | Uso preferencial 

Família Alegreya | Uso em documentos oficiais

A paleta cromática é formada por 5 cores principais:

MELANCIA
Hexa #E45049
C 3 M 78 Y 65 K 0
R 228 G 80 B 73

LARANJA
Hexa #EF9D00
C 4 M 40 Y 96 K 0
R 239 G 157 B 0

AMARELO
Hexa #FCE21F
C 5 M 3 Y 85 K 0
R 252 G 226 B 31

PISCINA
Hexa #56BBB4
C 62 M 3 Y 31 K 0
R 86 G 187 B 180

AZUL
Hexa #29709F
C 83 M 50 Y 17 K 0
R 41 G 112 B 159

O BrandBook está em finalização e em breve será compartilhado.