Validação de atividades complementares

No curso de Design é possível validar atividades complementares através de 9 (nove) disciplinas optativas, além de validar disciplinas de cursos de graduação de outras instituições.

Atenção! A disciplina de Fotografia Digital deixou de ser obrigatória no curso a partir de 2019.2, sendo assim “Os alunos que cursaram com aprovação a disciplina EGR7188 até 2019.2 terão carga horária da referida disciplina computada enquanto carga horária de disciplina Eletivas e/ou Atividades Complementares. Portaria nº 384/PROGRAD/2019.”

Disciplina a ser validada Quantidade de horas a serem validadas Documentos necessários para o pedido
EGR7600
Atividade Complementar de PESQUISA
72 horas-aula de participação em projeto de pesquisa com carga horária mínima de 200 horas (é possível somar até dois projetos de pesquisa para fechar 200 horas) Comprovante expedido pela IES, órgão de fomento ou Laboratório onde a pesquisa foi realizada.
EGR5681
Atividade Complementar de EXTENSÃO
72 horas-aula de participação em projeto de extensão com carga horária mínima de 200 horas (é possível somar até dois projetos de extensão para fechar 200 horas) Comprovante expedido pela UFSC (SIGPEX) ou Laboratório em que foram desenvolvidas as atividades de extensão
EGR7601
Atividade Complementar de MONITORIA
72 horas-aula para cada semestre de monitoria Certificado de monitoria emitido pela UFSC
EGR7602
Atividade Complementar de ESTÁGIO
72 horas-aula por 300 horas relógio de estágio (equivalente a 360 horas aula). É possível somar até 3 estágios diferentes para somar 300 horas relógio. RAENO (modelo SIARE). Para o caso de utilizar mais de um estágio, anexar o RAENO de cada estágio
EGR7603
Atividade Complementar de PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ACADÊMICA
72 horas-aula por 30 pontos* relativos à produção. Cópia do artigo e comprovante de publicação (para produção científica)
EGR7604
Atividade Complementar: UIPI
72 horas/aula por 200 horas de atividades em projetos realizados na UIPI e registrados nos sistema SIGPEX pelo professor(es) supervisor(es) Certificado gerado pelo
SIGPEX.
EGR5686
Atividade Complementar: EVENTOS E CURSOS Extracurriculares
 72 horas-aula para a somatória de 200 horas de certificados de participação em eventos (é possível somar vários certificados para fechar 200 horas) e/ou 60 horas-aula para a somatória de 200 horas de certificados de participação em cursos extracurriculares (é possível somar vários certificados até alcançar 200 horas) Certificado(s) do(s) evento(s) que contenha(m) a carga horária cumprida e/ou Certificado(s) do(s) curso(s) que contenha(m) a carga horária cumprida.
EGR5687
Atividade Complementar: EXPOSIÇÃO E/OU PRÊMIOS
72 horas-aula por 30 pontos relativos à produção (vide tabela de pontos no anexo 01 do Regulamento de Atividades Complementares) * Certificado de expositor (para exposição) / certificado de premiação (prêmios)
EGR5688
Atividade Complementar: VOLUNTARIADO
 72 horas-aula por 200 horas de atividades em projetos de design realizados como voluntários UFSC ou extra-UFSC.  Cópia de comprovante da atividade (certificado ou declaração).

Procedimentos para validação das atividades

Durante o período de suspensão de atividades presenciais na UFSC conforme a Portaria Normativa 364/2020/GR as validações de atividades complementares devem seguir estes procedimentos:

  1. Para validar disciplinas e horas complementares, você deve preencher digitalmente o Formulário de Validação de Disciplinas e assiná-lo digitalmente pelo Assina UFSC. Caso ainda não possua o certificado digital para assinar, acesse https://e.ufsc.br/certificado-digital-p1-icpedu/emitir-certificiado-p1/
  2. Em seguida, abra um chamado de validação de disciplinas no Portal de Atendimentos – PAI e anexe o formulário e os demais documentos que serão validados. Por exemplo: RAENO, certificados, histórico escolar, entre outros. Se as disciplinas foram cursadas em outra Instituição, você deve anexar também o programa de cada disciplina a ser validada.
  3. A coordenação receberá a documentação e se estiver tudo correto fará a validação e as disciplinas serão incluídas em seu histórico em até 1 semana, dependendo da demanda. Em caso de dúvida ou algum problema na validação você será contactado por e-mail. Para as atividades validadas a partir de 01 de outubro será atribuída a Menção V.

* Tabela de pontuação relativa a produção científica

Descrição da publicação Pontos
Artigo publicado em periódicos internacionais 40 pontos
Artigo publicado em periódicos nacionais 30 pontos
Artigo publicado em Anais de eventos internacionais 25 pontos
Artigo publicado em Anais de eventos nacionais 20 pontos
Resumo de artigo publicado em revistas ou anais nacionais ou internacionais 10 pontos
Livro publicado. 50 pontos
Capítulo de livro publicado. 20 pontos
Exposição de produtos (produção própria) em Feiras, Exposições e outros eventos da mesma natureza 20 pontos
Prêmio em concursos diversos (área de Design) – 1o lugar 30 pontos
Prêmio em concursos diversos (área de Design) – 2o lugar 20 pontos
Prêmio em concursos diversos (área de Design) – 3o lugar 15 pontos
Prêmio em concursos diversos (área de Design) – classificação 10 pontos